Hospedagem de Sites!?!

Hospedagem de Sites!?!

Hospedagem é um espaço em um servidor que tem como função armazenar os dados e disponibiliza determinado site na internet.
Portanto, quando se contrata um serviço de hospedagem compartilhado o que está contratando é um espaço em um servidor.
Cada empresa prestadora de serviço de hospedagem de site determina um valor, mas o que é necessário de verdade é avaliar o custo benefício. Pensando nisso o que deve ser avaliado é: espaço em disco, transferência, domínios e e-mail.

Espaço em disco:

Para saber a quantidade de espaço em disco que será necessário é preciso avaliar os dados que serão armazenados. Por isso, devemos especificar o que compõe esse espaço, normalmente é por dados do site, isso inclui banco de dados e e-mail.
A quantificação é feita por uma unidade de medida que provavelmente você já escutou, são elas Kilobyte (KB), Megabyte(MB), Gigabyte(GB) e Terabyte (TB).

1 Kilobyte é igual 1024 bytes.
1 Megabyte é composto por 1024 Kilobytes.
1 Gigabyte é composto por 1024 Megabytes.
1 Terabyte é composto por 1024 Gigabytes.

Com relação à hospedagem denominada como “ilimitada” deve se tomar muito cuidado, pois, a palavra ilimitada não está sendo usada com sentido de infinito e sim com sentido de “sem espaço definido”. Isso quer dizer que a hospedagem determinou o tamanho máximo de recurso usado para cada plano, só não vai aparecer para você.

Transferência (Tráfego) de Dados:

Como o nome diz ele ser refere a quantidade de dados que serão transferidos, mas, transferidos para onde. Quando um navegador abre um site ele realiza um download dos arquivos o que determina a quantidade, quando se envia (upload) um arquivo, foto, imagem para um site é utilizado a capacidade de tráfego de dados.

Domínio:

É um conjunto de caracteres que você coloca no navegador para encontrar um site na internet, quer entender mais acessa esse aqui!
Os planos podem permitir mais de um domínio na mesma hospedagem, deve se tornar muito cuidado, pois, quanto mais site mais espaço, transferência vai precisar.
Ele pode servir também para direcionar o domínio para o site já existente.
Se você tem muitos sites o ideal é você investir em uma VPS (Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado). Quer saber mais sobre VPS, fique ligado que vai ter conteúdo disso.

Contas de e-mail:

Algumas hospedagens disponibilizam um sistema de e-mail, onde você pode criar um e-mail com seu domínio personalizado.
E-mail ocupa um espaço de disco!
Cada plano determina a quantidade de e-mail permitido a configuração de capacidade de cada e-mail é definido pelo usuário.

Use essa tabela para te ajudar a calcular quanto precisa:

Como usar a hospedagem?

Certo você conseguiu escolher uma hospedagem, quando se contrata a hospedagem envia um e-mail com os dados de acesso ao painel.
No mercado existem alguns painéis disponíveis, Linux ou Windows, o mais comum é o cPanel, painel Linux, eles servem para administrar a sua hospedagem.

No painel é o possível:
Contas de e-mails;
Contas de domínios complementares;
Subdomínio;
Gerenciador de arquivos (aonde vai os dados do site);
Banco de dados;
Entre outras.

Mais conteúdo em nosso vídeo:

Quer conferir nossos preços de hospedagem acesse aqui!

Quer conferir nossos preços de domínio acesse aqui!

Veja também sobre: