cPanel – Mudanças que afeta as hospedagem

cPanel – Mudanças que afeta as hospedagem

Á mais de 20 anos que surgiu no mercado um painel que tinha como base um controle simples, funcional, confiável e acessível como melhor custo benefício. Isso atraiu hospedagem do mundo todo para adotar esse painel.

Atualmente a política de cobrança do sistema é através de licenças aonde permitia que se instalasse o cPanel em um servidor e pagasse um valor fixo, com periodicidade mensal ou anual, independentemente da quantidade de contas hospedadas no servidor.

No dia 27 de junho de 2019 foi anunciado na mídia oficial do cPanel um novo modelo de política de cobrança e preço, esse modelo deve entrar em vigor no dia 1 de Setembro de 2019. A mudança tange entre valor (x) quantidade de contas, isso é os valores serão variáveis considerando o número de contas existentes em um servidor que rode o cPanel.


O mundo da hospedagem entrou em alvoroço logo em seguida desse comunicado, nomes de peso tentavam entender o anúncio e a extensão que isso impactaria negativos e positivos em sua empresa.

O custo da licença variava entre U$15 e U$45 independentemente do número de contas de hospedagem, apenas analisando o uso de serviço Dedicado ou VPS. Com a novo licenciamento o custo vai ser, por exemplo de U$45 mensal em Servidor Virtual com até 100 contas criadas e cobrará U$0.20 por conta adicional.
Para realizar o cálculo tem considera se a licença vai ser para Dedicado ou VPS e quantidade de contas hospedadas.

Essa mudança atinge todas as empresas de hospedagem, pois, o custo é proporcional ao crescimento carteiro acabando assim chegando ao cliente final, porque, muitas empresas não conseguem absorver esse valor para manter seus preços. Sendo assim todas as hospedagens estão neste momento analisando e verificando como irão proceder com essas informações.

Nossos parceiros (clientes) não devem ficar ansiosos, pois, estamos analisando muito para tomarmos nossas decisões sem os afetar drasticamente.

Esse é um resumo simples para deixar transparente o que está ocorrendo, traremos mais informações.