Certificado SSL ou HTTPs

Certificado SSL ou HTTPs

Para falar sobre o SSL é importante começar com a forma com a qual é realizada a comunicação na web.

A internet utiliza o protocolo HTTP – Hypertext Transfer Protocol – que é o meio no qual distribuímos, de forma colaborativa, as informações para outras pessoas, esse meio é que permite que os dados cheguem, até a sua tela do computador ou smartphone do jeito com a qual você consiga ler, pois, os nossos textos e imagens para a WEB são um conjunto de símbolos estruturado que utiliza ligações lógicas.

Agora que falamos sobre o HTTP, vamos intender o que o SSL complementa a segurança das informações.

O que é Certificado SSL?

SSL é a sigla de Secure Socket Layer, é uma combinação de caracteres que aumenta a segurança de dados compartilhados pela internet. Com a instalação de um Certificado SSL, a URL do seu site passa a apresentar o novo formato incluindo o ‘S’ no HTTP, passando então a ser HTTPS e exibe a imagem de um cadeado para sinalizar que o site é seguro.

É recomendado que qualquer site inclua um certificado, até mesmo para quem acredita um blog não precisa de SSL, imagine que todas as informações estão expostas a qualquer pessoa, e através do seu site é possível instalar softwares maliciosos que podem roubar dados dos leitores que estão apenas consumindo o seu conteúdo.

Outra vantagem de instalar um certificado é o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google, hoje a plataforma prioriza sites que proporciona segurança aos seus usuários.
Instalar o Certificado SSL não requer um alto investimento. Se o seu site estiver hospedado na Infra Provedor, por exemplo, você pode optar por uma criptografia com um custo de R$90,00 ao ano.

Portanto, independente de qual seja o segmento do seu site, ampliar a segurança só vai trazer benefícios.